segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Chá de Revelação | O que é? Como planejar?

Olá meus amores, estou aqui pra contar como foi o meu Chá de Revelação, explicar como é e dar super dicas à todas vocês mãezinhas que amam coisas diferentes assim como eu. Então, vamos lá!


O que é Chá de Revelação?

Bom, quando eu vi sobre o chá de revelação fiquei encantada com toda aquela diversão maravilhosa e eu já estava com o meu positivo então disse na mesma hora.. vou fazer esse chá!

É uma ideia que surgiu nos EUA e vem sendo febre aqui no Brasil. Todos nós depois do positivo ficamos super, hiper e mega ansiosas para sabermos o sexo.. não só nós, mas a família inteiiiiiira, e se vc tiver muitos amigos então, aguenta coração! E pra falar a verdade tudo que é preciso planejar na gestação vem depois dessa descoberta.

Antigamente só se sabiam o sexo dos bebês na hora do parto.. PENSE! Eu teria um troço! rs Mas hoje em dia é tudo tão fácil e simples, não é verdade? -- Parece que acabou o clima, a expectativa, aquele gostinho de fazer um mistério sumiu! Mas com o chá de revelação a gente pode resgatar esse charme de esconder e revelar o sexo de uma maneira divertida e gostosa.

A moda agora é o Chá de Revelação. O casal opta por não saber o sexo do bebê. -- alguns não aguentam e preferem que a surpresa seja só para a família -- mas que graça tem se os maiores interessados no dia já vão estar sabendo? Então o que vale é a mamãe e o papai não saberem. Como isso acontece? Eles vão ao exame de ultrassom e escolhe uma pessoa para ser o "guardião do segredo" até o dia do chá. O médico só contará para essa pessoa.

O Guardião ficará responsável por guardar o segredo e ficar atento quanto aos detalhes da festa, a decoração é rosa e azul pra ficar o mistério até o corte do bolo. Isso mesmo! Só é revelado o sexo na hora de cortar o bolo. O guardião encomenda o bolo com o recheio da cor referente ao sexo do bebê, azul para menino e rosa para menina. Por fora o bolo pode ter as duas cores, a decoração do tema que optarem, mas dentro somente uma cor, a cor do sexo do bebê.
 


Na hora de cortar o bolo, os convidados se dirigem à mesa.. alguns preferem dar um cupcake pra cada convidado pra quando os pais cortarem, os convidados morderem o cupcake, para ver a reação de todos ao mesmo tempo.. eu particularmente preferi somente o corte do bolo, e mostrar a todos na hora, pois sempre tem um engraçadinho que pode morder o cupcake antes rs. Pra ficar mais divertido pode ser feito uma contagem regressiva e só no final cortar o bolo. Pelo amor de Deus não esqueçam de fotografar e se possível FILMAR a reação dos pais. =)

Além do recheio do bolo, existem várias outras ideias para revelar o sexo do baby, durante o chá de revelação.  Alguns pais optam por colocar balões rosas ou azuis dentro de uma caixa e na hora da revelação, os balões que representam o sexo do bebê sairão e os convidados descobrirão se é menino ou menina.



É uma ótima ideia pra dividir esse momento com todos.. e ficará marcado pro resto da vida!

Quando fazer?
O bom é fazer bem no início da gestação, para vc poder preparar com calma todo o enxoval depois. Se vc não conseguir esperar muito tempo, pode fazer o exame de Sexagem Fetal, e entregar o resultado pro guardião, isso só vai acelerar o chá... mas se vc não quiser ter mais esse gasto -- pq esse exame é carinho -- é só vc esperar pelo menos o 4º mês para ter certeza dos médicos pelo ultrassom. Eu marquei meu chá para qndo eu tivesse 5 meses e já fui planejando tudo enquanto ainda não dava pra saber o sexo.

Como preparar o Chá?

Um detalhe muito importante..  vc pode optar por fazer 2 chás, o Chá de Revelação pra revelar o sexo do bebê no início da gravidez e o Chá de Bebê/Fraldas quando estiver em torno de 7 a 8 meses. Pra não gastar com os dois -- pq o Chá de Revelação era novidade então eu queria que TODOS participassem -- eu decidi UNIR o útil ao agradável! Sempre quis fazer o Chá de Fraldas, pq é o que mais se usa, e pq eu queria escolher as coisas do enxoval com o meu gosto. Então resolvi fazer o chá de Revelação e pedir Fraldas como sugestão de presentes como se fosse num Chá de Fraldas comum. Essa é a outra opção, unir os dois em um só. Só não dá pra unir o Chá de Bebê comum com o Chá de Revelação, pq não tem como dar um body, chupeta, mordedor se não se sabe o sexo do bebê. Você decide! 

Outro detalhe: Você convidará só mulheres ou homens também? Eu escolhi fazer no estilo Chá Bar (homens e mulheres) não poderia excluir meu marido, meu pai, e todos os outros homens da família fora dessa até pq -- nós evangélicos -- priorizamos muito a FAMÍLIA nesses momentos especiais.

Agora vou seguir por alguns tópicos pra facilitar o post dando as dicas e contando como fiz no meu.

Local:
Bom, o local depende de suas condições, a minha casa é grande mas não comporta todas as pessoas que eu convidei, Então decidimos locar um salão de festas próximo de casa, pra ter um espaço legal e pra ficar mais à vontade.

Lista de Convidados:
Isso é mais do que pessoal e vai depender de que forma vc escolheu, se irá fazer 2 chá, ou se ira unir os dois em um só. A minha lista (Família, Amigos) deu em torno de 170 pessoas.. É claro que nem todos vão, mas vc precisa se basear em todos! É melhor sobrar algo do que faltar.

Convite:
Mais uma vez, isso é pessoal. Eu por exemplo, não gosto daqueles convitinhos que se compra em mercados para chá de bebê, e como o Chá De Revelação é novidade, nem tem opções por aí. Então o certo é personalizar, mas não é preciso gastar tanto com isso. Eu costumo fazer os convites dos chás (Cozinha, Bebê, Lingerie) da maioria das minha amigas de uma forma simples e bonita.. faço o convite e imprimo como foto 10X15, coloco no envelope e prontoooo! Você pode colocar uma fita, abusar num envelope mais detalhado, vai do seu gosto e de suas condições. Assim ficou o meu:


Sugestão de Presente:
Como eu escolhi unir o Chá de Fraldas ao Chá de Revelação.. pedi somente:
- Fraldas P, M e G: (existe uma calculadora na internet que pode te ajudar a calcular quantas fraldas pedir de acordo com a quantidade de convidados, eu usei.) Não pedi marca não, até pq o baby pode ter alergia a qualquer tipo de marca, inclusive da melhor.. então vou testar todas que eu ganhei. Ganhei fraldas das seguintes marcas: Huggies Turma da Mônica foi a maioria, Pampers bastante tbm, algumas da Pom Pom e uma ou outra vi que eram de personagens como Galinha Pintadinha e Bob esponja.. 1 de cada só.
- Algodão Bolinha: Pedi pq o baby vai nascer no frio, e eu qro usar agua morna pra trocá-lo pelo menos no primeiro mês de vida, judiação passar aquele lenço gelado no bumbum dele bem no frio né?!
- Lenço Umedecido: Pedi muito, pq é o que acaba mais rápido e se usa muito.

Você pode pedir outras coisas como: Pomada, shampoo, condicionador, perfume e etc...
Não pedi pq sou enjoada pra cheiro de criança, quero eu mesmo comprar os produtos de higiene. E quanto a pomada, essa sim eu quero comprar ou Dermodex ou Bepantol, não gosto do cheiro da Hipoglós, nem de como ela impregna no bumbum do bebê, aquela branquidão nunca sai! -.-

Comes e Bebes:
Isso vai depender do horário do evento, então decida isso primeiro. Lembre-se de pensar nos seus convidados, o melhor horário e o melhor dia da semana pra que a maioria possa participar desse momento com você. No meu caso escolhi fazer num domingo, pq muito trabalham e frequentam a Igreja nos sábados, quanto ao horário escolhi ao meio dia, pois a noite temos culto (a maioria da minha família e amigos são evangélicos). 
Por tanto se eu escolhi fazer o chá no horário de almoço, tenho que servir almoço, certo?! ^^
Escolhi servir Strogonoff de Frango com seus acompanhamentos. Bom, a maioria gosta, é uma opção barata e gostosa.
O almoço ficou por conta das vovós, se vc tiver pessoas pra te ajudar é melhor ainda.
Já as demais coisas como docinhos, bolo de corte, bolo da mesa (o da revelação), decoração.. ficou por conta do Buffet de uma amiga da família -- Ana Paula -- que contratei.  As coisas dela são divinas!
Os refrigerantes, Água, as comidas eu comprei TUDO. 
Havia alguns convidados do meu pai que bebiam, então ele levou as cervejas e pediu petiscos em espetinhos para que eles pudessem comer. Os demais servi salgados como entrada.
E pra ajudar no andamento da festa, contratei 2 garçom, pq as vovós já estarão na cozinha, não queria abusar da família, queria que todos curtissem!

Lembrancinhas:
Sempre quis dar lembrancinha personalizada no chá, mas como personalizar se vc não sabe o sexo do bebê? Então decidi dar algo que não precisasse personalizar, e que pudesse ser de ambos o sexo. Também não gosto de dar lembrancinhas que as pessoas joguem fora, ou coloquem lá no fundo da gaveta. Gosto de algo útil ou comestível. Daí optamos por dar uma caixinha de papel com doce dentro. O tema escolhido foi Passarinhos e Corujas então a caixinha ornou com o tema.. era uma casinha mas tinha um bercinho de bebê!


Brincadeiras:
Eu nunca gostei daquele chá chato que vc tem que ficar 3 horas abrindo presente tentando adivinhar quem deu e o que é. Isso cansa! Existem vários tipos de brincadeiras divertidas e super legais que vc pode fazer no seu chá.. é só procurar e escolher.. e tbm se for estilo Chá Bar como o meu, é legal que em algumas brincadeiras os Homens possam participar também. Trouxe algumas opções pra vocês:

- Escolhendo o nome do bebê
Cada convidada tem que escrever o máximo de nomes possíveis em um determinado período de tempo. Pode ser uma boa brincadeira para as mamães que ainda não escolheram um nome para o bebê e ainda garante boas risadas.
- Bingo do bebê  
Os números do bingo são substituídos por palavras relacionadas ao bebê e a mamãe é a responsável pelos sorteios. Ganha quem fizer bingo primeiro!
- Quanto mede a barriga da mamãe? 
As convidadas devem cortar um pedaço de barbante que corresponda ao tamanho que elas acreditam que tenha a circunferência da barriga da mamãe. Aquela que mais se aproximar ganha o jogo.
- Sopa de letras
Busque a maior quantidade de palavras relacionadas ao bebê.
- Mães famosas 
Cada convidada terá que escrever o maior número possível de mamães famosas dentro do tempo estabelecido.  Ganha o jogo aquela que tiver escrito mais nomes corretamente.
- Palavra proibida 
Escolha uma palavra que não poderá ser dita durante toda a festa pelas convidadas, como, por exemplo, mamãe ou bebê ou até mesmo o nome da mamãe. Entregue um colar de fita (ou uma pulseira daquelas de neon) a cada uma das amigas e cada vez que uma delas falar a palavra proibida, aquela que escutou pode roubar o colar. A vencedora será quem tiver mais colares ao final da festa.
- Itens de bebê
Entregue uma folha a cada uma das convidadas e peça que escrevam as letras do alfabeto, uma em cada linha. Para cada letra, elas terão que escrever uma palavra relacionada ao universo infantil. Quem terminar primeiro grita ‘Stop’ e todas param de escrever. Para cada palavra repetida, some cinco pontos; enquanto palavras únicas valem 10. Quem fizer mais pontos ganha o jogo.
- De olhos fechados
Essa brincadeira com certeza renderá boas risadas! Entregue uma folha em branco a cada uma das convidadas e peça que elas desenhem, de olhos fechados, o bebê que irá nascer em breve. A mamãe fica responsável de escolher o melhor desenho e, consequentemente, a vencedora.
- Conselhos do coração
Cada convidada deve escrever um conselho e a mamãe tem que tentar adivinhar a autora de cada conselho. Cada vez que errar a mamãe paga uma prenda.
- Fralda surpresa 
Espalhe fraldas pela mesa e coloque uma surpresa em uma delas. Aquela que encontrar a surpresa ganha o jogo!
- Adivinhe a papinha 
Compre comidinhas de bebê e retire os rótulos. As convidadas terão que provar e adivinhar o sabor, ganha aquela que tiver o melhor paladar!
- Cápsula do futuro 
Peça às convidadas que escrevam mensagens para o bebê, mas que só serão lidas quando ele tenha uma idade que será decidida por todas. Coloque as mensagens numa caixa ou cofrinho, lacre ou feche e tire uma foto simbolizando o momento. Já imaginou a emoção de ler tudo isso depois de anos?
- Quem é esse bebê? 
Hora de adivinhar quem são os bebês de algumas fotos – valem imagens das próprias convidadas quando bebê e até de celebridades.
- Quem é a estilista? 
As convidadas têm que desenhar uma roupinha de bebê e depois a mamãe tem que adivinhar de quem é cada modelinho. Os desenhos podem ser uma recordação desse dia tão especial!

Você pode escolher mais de uma brincadeira, mas tome cuidado, algumas levam muito tempo pra terminarem e pode tornar mais cansativo. Eu escolhi apenas uma "Palavra Proibida" entreguei pulseirinhas de neon para todos os convidados e proibi a palavra Pâmela (meu nome) assim, todos que me chamavam teriam que me chamar de alguma coisa menos meu nome. rs Foi divertido! No final chamei quem achava que tinha mais pulseiras no braço e a ganhadora foi... a espertinha da minha irmã!!! rs


Havia pedido pra Ana Paula fazer uma cesta de doces e lembrancinhas azul e rosa pra entregar como prêmio. Vc pode dar uma caixa de bombom, ou qqr outra coisa bem legal.
Escolhi fazer somente essa brincadeira, pois como somos evangélicas, costumamos fazer uma MINISTRAÇÃO. Nós (mamães) mesmo quem fazemos, ou chamamos alguém importante de nossa família ou igreja pra cuidar dessa parte.. eu particularmente prefiro assim, pq a mamãe tem mais essa surpresa. Costuma-se falar sobre um assunto qualquer, filhos, família, bênção.. mas no meu -- por conta da minha história -- foi falado sobre "Nunca desista de seus Sonhos" e a minha cunhada linda Dany (quem eu convidei pra ministrar) falou super bem, afinal ela esteve ao meu lado em toda a minha busca pelo meu sonho.
Aqui vão algumas fotos do momento, e do meu chororô..

 

Eu fiz tbm plaquinhas pra gente usar na hora de tirar fotos...





 Foi muito divertido! Aqui estão algumas fotos com plaquinhas...

  
 
 

E pra ficar divertido fiz alguns bigodinhos e lacinhos pra gente incrementar as fotos.. foi um sucesso!

 

Decoração:
Desde já é importante escolher um tema, como mencionei acima o chá tem que ser Azul e Rosa e eu escolhi Passarinhos e Corujas.


 Para as mesas de Convidados, coloquei toalhas brancas com cobre manchas intercalados, em uma mesa era rosa, em outra azul. Em cima das mesas colocamos baldinhos branco com balas de goma e preso neles bexigas com gás hélio.. olha só o detalhe.. ela lembra gravidez, pois tem uma bexiga dentro da outra.


Para a mesa do Bolo, eu queria uma mesa cheiaaaa e lindaaa, a Ana Paula é perfeita em tudo que faz, olhem só o capricho.. pedi vários tipos de doces e lembrancinhas.. é bom assim, pq no final da festa os convidados pegam e vc gastou dinheiro com coisas úteis e não só com artigos de decoração que sabe lá quando e onde vc vai usar novamente. O BOLO então, nem me fala.. #AMEI! As demais coisas de decoração era do buffet dela.


Esses sãos os detalhes da mesa..


Esse é um pequeno vídeo mostrando os detalhes..

 

Para o painel pedi esse de bexigas que acho lindo, pedi pra ela ornar entre rosa e azul.


Outra dica pra tirar fotos é essa da Moldura.. fica super fofo e retrô! =)

Fiz um cenário pra gente tirar fotos também e colocar os nomes dos babys.. Ficou fofo!



Programação:
A programação é de acordo também de como você escolher. Mas é muito importante fazer uma, para que vc não fique perdida e estressada pq todo mundo fica atrás de vc perguntando o que tem que ser feito.

Então eu fiz a minha de acordo com o meu evento:
-Entrada
-Almoço
-Brincadeiras
-Ministração
-Revelação

Simples, mas importante. Bom fazer um cronograma do horário que deve ser realizada cada coisa, pra vc e as demais pessoas que estiver te ajudando não ficar perdida.

Quem quiser ver as fotos, assistir os vídeos, ver mais alguns detalhes do MEU Chá De Revelação, é só acessar esse POST AQUI.

Bom, vou ficando por aqui... qqr dúvida mamães, postem nos comentários que eu tiro todas. 
Um grande bjo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua adorável visita..não esqueça de deixar um comentário com suas palavras e sentimentos neste espaço reservado para Carinho e Emoção. Que o amor de Deus habite em seu coração e abençõe a sua vida no Poder e no Nome de #JesusCristo!!!