quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A caminhada para o Parto Humanizado!

Oi meu amorzinho.. 
Bom, a mamãe já vai completar 4 meses e já comecei a caminhada para a escolha do Parto. Confesso que antes de engravidar sempre quis cesárea.. pela comodidade de marcar o dia, acordar cedo, vestir a roupa, pegar as malas e ir pra maternidade. Mas depois que o Senhor me presenteou com VC em meu ventre, algo mudou. Tudo mudou! Comecei a ver vídeos, fotos e relatos sobre o Parto Humanizado. E a mamãe via aquilo chorando e sempre se perguntava: -"Porque eu não posso ter um parto lindo assim?" 

Olha só algumas fotos da internet, só pra vc entender oq estou falando! ^^









E então a mamãe foi pesquisando, procurando saber mais e mais sobre o assunto. Entrei em grupos, procurei lugares onde eu poderia te conceber.. e conheci uma mulher que me passou muitas informações e eu quero compartilhar todas elas aqui para quem quiser se informar sobre o assunto. Bom essa postagem vai ser longa, mas vai valer a vida de alguém e eu espero que muitas mamães se inspirem assim como eu estou inspirada em trazer você ao mundo!!! =)



PARTO HUMANIZADO - SE INFORME!

Apesar de serem muitos links, vc deve tentar ler como se fossem capitulos de um livro, alguns por noite...assim não fica cansativo e vc vai absorvendo todas as informações...o importante é tentar ler TODOS para se PREPARAR, PORQUE A LUTA É GRANDE! Bem maior do que a gente imagina quando engravida...
Em um país onde a cultura de cesáreas é absurdamente aceita e promovida, ir na contramão não é fácil...a gente tem que SE INFORMAR MUITO, ler, pesquisar e principalmente se apoiar em outras mães e profissionais que participam deste mesmo movimento (pela humanização do parto) e tem objetivos parecidos com os nossos...

Bom, uma das coisas MAIS IMPORTANTES para quem busca um parto humanizado é 
FREQUENTAR UM GRUPO DE APOIO AO PARTO ATIVO!

Este é o primeiro passo!
Ele é um dos passos mais importantes, pois frequentando um grupo, você receberá inúmeras informações a respeito do parto humanizado, informações sobre o sistema obstétrico atual e como conseguir driblar as intervenções "padrão" que são realizadas nos ditos "partos normais" na maioria dos hospitais brasileiros (mais prá baixo, vou te enviar uma série de 4 textos sobre quais são estas intervenções...leia com bastante atenção!)...no seu caso, vc já está frequentando as aulas de YOGA da "DESPERTAR DO PARTO...Agora só precisa começar a FREQUENTAR AS REUNIÕES PARA GESTANTES/CASAIS GRÁVIDOS deles...estas reuniões fazem MUITA DIFERENÇA! MUITA MESMO!!! Não deixe de ir!:)

O segundo passo importante, seria você participar de algum grupo de apoio ao parto humanizado no Facebook...aqui vão os links para os principais grupos de apoio ao parto ativo (lendo as dúvidas e comentários nestes grupos, vc vai conseguir muitas informações preciosas...além de poder  procurar um grupo de apoio PRESENCIAL na sua região ou pessoas ligadas ao movimento de humanização para lhe ajudar):

Link para o grupo "CESÁREA? NÃO, OBRIGADA!"
(outro grupo sobre parto do FACE...muito bom! Não deixe de participar!):
http://www.facebook.com/groups/cesareanao/?fref=ts

Link para o grupo "PARTO NATURAL":
https://www.facebook.com/groups/partonatural1/

Link para o portal "VILA MAMÍFERA" aqui do Facebook... que reúne diversos artigos dos sites mais importantes sobre parto humanizado, ativo e respeitoso e maternagem ativa do Brasil! Se vc curtir a página, vai receber atualizações sobre os blogs...vale MUUUITO a pena...os profissionais que escrevem são todos MARAVILHOSOS e realmente humanizados!
https://www.facebook.com/vilamamifera?fref=ts

O terceiro passo é: ESTUDAR O PARTO EM FONTES CONFIÁVEIS DE INFORMAÇÃO!Como vc já deve ter percebido,  a busca por um parto respeitoso depende de NÓS mesmas, estudando, lendo e nos informando sobre o parto, em sites confiáveis e que respeitem a fisiologia do parto...hj em dia existem muitos sites "para grávidas" pela internet a fora...mas poucos tem real comprometimento em transmitir informações embasadas científicamente e que estejam em acordo com as orientações oficiais da OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE e com o MS)...sendo assim, na minha luta como ativista, reuni alguns links para textos que acho extremamente importantes para quem está iniciando a caminhada em busca de um parto respeitoso, como você...estes links eu sempre envio para quem me procura ou para as amigas que engravidam...:) São MUITOS LINKS! Mas como falei prá você,  o terceiro passo é ESTUDAR! Então, guarde este email ou salve os links e vá lendo aos pouquinhos, como capítulos de um livro...mas, novamente (só para ressaltar) tente ler TODOS OS TEXTOS! rs...

Eles vão esclarecer bastante como funciona o triste sistema osbstétrico atual, quais são as intervenções feitas como "rotina" durante o parto, os procedimentos realizados como "rotina" assim que os bebês nascem, a frequente violência obstétrica a que somos submetidas (mesmo nos hospitais particulares e de renome...), as reais diferenças do parto humanizado e do "parto normal", etc...Estes sites e blogs que estou enviando abaixo são extremamente confiáveis pois consideram as mais recentes evidências científicas em seus artigos! Todos são mantidos por pessoas realmente comprometidas com o movimento pela humanização do parto...

O quarto passo é o que chamamos de SE EMPODERAR ("pegar o poder para si")...vc vai ouvir muito esta expressão! Conforme vc for participando, lendo e pesquisando nestas fontes acima (grupos e arquivos), vc vai ganhando o PODER DA INFORMAÇÃO EMBASADA... e este poder, ninguém vai conseguir tirar mais de você!Quanto mais informada vc estiver, menos chance de você cair em falsos argumentos ou indicações duvidosas para procedimentos desnecessários durante o parto, ou até mesmo cair em uma cesárea desnecessária (ou DESNE-CESÁREA, como brincamos...), porque com a informação embasada você vai ganhar o poder de constestação, de argumentação e questionamento...:)

E o quinto passo é, depois de estar empoderada, usar todo o conhecimento adquirido para ESCOLHER A EQUIPE que vai estar com vc (médico, parteira ou enfermeira obstétrica, doula, CASA DE PARTO, etc...)... conforme vc for se informando, vai perceber que a escolha da EQUIPE é o que realmente FAZ A DIFERENÇA... porque profissionais realmente comprometidos com o nascer respeitoso, vão respeitar a FISIOLOGIA DO SEU PARTO, diferentemente da grande maioria dos médicos, que impulsionados pelo sistema falho, má remuneração dos convênios, formação focada apenas na realização de cirurgias cesarianas, e muitos outros motivos (que vc vai ir descobrindo aos poucos...), NÃO vão respeitar a fisiologia do parto, mas acelerar o processo para torná-lo mais rápido e otimizar o tempo e os lucros envolvidos, sendo através de uma cesárea ou de um PARTO NORMAL LOTADO DE INTERVENÇÕES DESNECESSÁRIAS E PREJUDICIAIS (sobre as quais vc vai se informar mais abaixo)...
Bom, depois de tudo isso, acho que vc vai perceber que a caminhada vai ser longa, né? rs...mas eu te garanto: VAI VALER A PENA!!!:) Já de início, um importante aviso: Para ler alguns dos artigos aqui linkados abaixo, é necessário estar logado no FACEBOOK, pois alguns estão postados somente lá...


Agora vou passar os LINKS TODOS PARA TEXTOS E SITES que prometi (ABAIXO)...rs

Dois sites que você deve usar como ótimas fontes de informação...

SITE “EU QUERO PARTO NORMAL”
(este site e incrível...procurem ler todos ao artigos já postados):
http://www.euqueropartonormal.com.br/eqpn/?page_id=14

Blog PARTO HUMANIZADO
(muitas dicas de livros para vc ler, links para vídeos, depoimentos, relatos de parto lindos, etc...):
http://infospartohumanizado.blogspot.com.br/

Aqui o link para o TRAILER PROMOCIONAL do filme "O RENASCIMENTO DO PARTO"
http://www.youtube.com/watch?v=3B33_hNha_8


E aqui o link para o trailer oficial do filme "O RENASCIMENTO DO PARTO":
http://www.youtube.com/watch?v=1zB-5ASFqm0


Agora os links para artigos que separei nestes tempos e que são ótimas FONTES DE ESTUDO SOBRE O PARTO: 

 ARTIGOS SOBRE PARTO HUMANIZADO:

O que é o PARTO HUMANIZADO:

Parto normal X PARTO HUMANIZADO (CASA MOARA): 

Artigo “ As brasileiras preferem PARTO NORMAL”:

Video excelente sobre PARTO - CANAL FUTURA – O FUTURO DO NASCER

Video matéria programa "SEM CENSURA - TV BRASIL":

Matéria "CIENCIA HOJE":

Video: "DA MATERNIDADE EU ESPERO":

Mitos em relação ao PARTO NORMAL: 

Alguns destes textos estão no Facebook, então é preciso estar logado para ler...

Mito do cordão enrolado no pescoço:

Mito da falta da dilatação:

Mito do bebê grande e mulher pequena:

Outros mitos:

 Mitos do parto – ADELE DOULA:

Texto sobre Partos Pélvicos (bebes sentados):

Matérias sobre MECÔNIO (cocô do bebê na placenta) e informações sobre quando ele realmente interfere na necessidade de uma cesárea:

Artigos sobre Intervenções realizadas de forma padrão no PARTO NORMAL 

(na maioria dos hospitais brasileiros...estes vcs devem ler com MUITA ATENÇÃO e depois conversar com a médica escolhida para ver se ela está disposta a respeitar a evolução fisiológica do parto, não intervindo sem real necessidade...mas [e bom ressaltar que apenas os HUMANIZADOS de verdade respeitam realmente a fisiologia do parto!):


Mais alguns textos sobre intervenções durante o "PARTO NORMAL":

Ótimo texto sobre algumas das possíveis consequências da ANESTESIA durante o trabalho de parto! Por isso vale tanto a pena ter uma boa doula!:)
Texto ocitocina sintética (famoso "SORINHO NA VEIA") X ocitocina NATURAL:

Artigos sobre CESÁREAS e seus riscos:

Alguns destes textos estão no Facebook, então é preciso estar logado para ler...

Os riscos de se agendar uma cesárea:

E PORQUE TANTA CESÁREA? 

Porque vc provavelmente vai acabar em uma cesariana: 

Porque NÃO escolher uma cesariana:

indicações reais e fictícias para CESARIANA (dra. Melania Amorim):

Questionário para descobrir se o seu medico é cesarista:

Artigos sobre VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA:


Mapa da violência obstétrica:

Video Violência Obstétrica – a voz das brasileiras:

Matéria “na hora de fazer não gritou” :

Palavras de uma advogada sobre violência obstétrica (vila mamífera):

Artigos sobre PROCEDIMENTOS REALIZADOS NOS BEBÊS assim que eles nascem:


Mais alguns textos sobre estes procedimentos realizados nos bebês ao nascer:


Artigos sobre o TEMPO DA GESTAÇÃO (a gestação vai até 42 semanas!!!


Artigo sobre as DOULAS:

ARTIGO SOBRE O PLANO DE PARTO 

(O Plano de Parto é uma carta, ou uma simples lista onde você relaciona tudo o que gostaria ou não gostaria que acontecesse em seu parto. Mais que um documento, é uma forma de você entrar em contato com os procedimentos normalmente relacionados com o parto e nascimento, atentando para o diálogo prévio com a equipe que irá te assistir...):


CAMPANHA TENHA SEU PRONTUÁRIO DO PARTO:
http://www.dadada.com.br/2013/03/12/campanha-tenha-seu-prontuario/

Artigos sobre a AMAMENTAÇÃO!

É muito importante que vc se informe desde agora sobre a amamentação, pois a maioria das mulheres só começam a ler e se informar sobre o assunto depois que o bebê nasce e aí, costumam ter dúvidas comuns que podem culminar com a necessidade de introdução do leite artificial por pura falta de informação anterior! :(

Leia bastante sobre o tempo que leva para o leite descer depois que o bebê nasce (saiba que pode durar vários dias e é normal!),  leia sobre o colostro, leia sobre a livre demanda e principalmente sobre a importância da pega correta, pois a pega correta é a chave para o sucesso da amamentação! Eu modero um grupo de amamentação com um time de moderadoras incríveis no Face, chamado "GVA - GRUPO VIRTUAL DE AMAMENTAÇÃO"... lá vc pode tirar todas as dúvidas e receber informações CORRETAS acerca do processo de aleitamento materno, quando tiver as primeiras dificuldades... é só ir lá, escrever, e a gente vai fazer de tudo para ajudar! Aqui vai o link para o grupo:

LINK “GVA – GRUPO VIRTUAL DE AMAMENTAÇÃO” no Facebook:

E aqui, alguns artigos legais para vc começar a se informar sobre a AMAMENTAÇÃO:

Alguns MITOS SOBRE A AMAMENTAÇÃO:

Texto blog SUPER DUPER:

Texto MAMADEIRA NUNCA MAIS:

Outro texto importante sobre MITOS DA AMAMENTAÇÃO:
A amamentação e a indústria dos leites artificiais:

Porque temos estatísticas tão absurdas de amamentação:

Bom, estes são alguns dos links mais legais que tenho e que acho que podem ajudar a iniciar uma "caminhada" rumo à informação que nos é "mascarada" por médicos, infelizmente...

Por isso, vale MUITO a pena ler tudo com calma...estudar mesmo!

Por BIA CÂMARA


Espero poder ajudar muitas mamães a se informar melhor 
e ao que tudo indica.. eu terei um 
PARTO HUMANIZADO!!!