terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Honra e Obediência


Parece estranho exigir que alguém nos honre, não é verdade? Se é realmente honra, as pessoas não deveriam nos honrar sem ser obrigadas? Bem, talvez seja verdade em relação às demais pessoas que nos rodeiam, não em relação a nossos filhos.

A rebeldia é o orgulho em ação. O cerne da rebeldia é a vontade fazer o que se quer sem se importar com a opinião de Deus ou das outras pessoas. Diz a Bíblia que "a rebelião é como pecado de feitiçaria" (1 Samuel 15:23), porque seu fim último é a total oposição a Deus. No mesmo versículo lemos, também, que "a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar". O orgulho nos leva a rebelião, mas a obstinação é que nos mantém nela. todo rebelde tem o ídolo da obstinação em sua vida.

Quando os filhos não honram o pai ou a mãe, em geral este é o primeiro sinal de que os ídolos que existem em seu coração - qualquer que seja a idade dos filhos - são o orgulho e o egoísmo. É por isso que os filhos que não são ensinados a obedecer aos pais tornam-se rebeldes e dizem: "Vou fazer o que eu quiser, na hora que eu quiser.

Identificar e destruir os ídolos do orgulho e do egoísmo por meio da oração talvez seja a solução para acabar com a rebeldia de um filho.

O contrário da rebeldia é a obediência, o andar de acordo com a vontade de Deus. A obediência traz segurança e a certeza de que você está onde deveria estar, fazendo o que deveria fazer. A Bíblia promete que, se formos obedientes, seremos abençoados, mas, se não formos viveremos nas trevas e seremos destruídos. Nós não queremos esta situação para nossos filhos mas, sim, que eles andem em obediência para que tenham segurança, convicção, vida longa e paz. Um dos primeiros passos de obediência para os filhos é obedecer aos pais e honrá-los. Isto é algo que a criança precisa ser ensinada a fazer, e o ensino torna-se mais fácil quando a oração pavimenta o caminho.

Caso seu filho seja mais velho, adolescente ou mesmo adulto, e a rebeldia já esteja claramente manifesta em seu comportamento, a disciplina e o ensino podem ser mais difíceis, porém você ainda conta com o poder da oração. Lembre-se, sua batalha não é contra seu filho ou sua filha. "Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores desse mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6:12). Nossa luta é contra o inimigo. A boa nova é que Jesus deu a você autoridade "sobre todo o poder do inimigo" (Lucas 10:19). Não tenha medo de tirar vantagem desta promessa.

A rebeldia surgirá em seu filho em algum momento. Esteja preparado para enfrentar o desafio com oração e com a Palavra de Deus, simultaneamente com correção, disciplina e ensino. Não se deixe intimidar por um espírito rebelde: ele também está sob o domínio de Jesus.

Oração

Senhor, 
Peço que tu dês a Lorena um coração desejoso de te obedecer, o anseio de gastar tempo contigo, lendo a tua Palavra, orando e ouvindo a tua voz. Que a tua luz ilumine qualquer sentimento de rebelião secreto ou disfarçado que esteja se enraizando no coração dela, para que possa ser identificado e destruído. Senhor, eu peço que ela não se entregue ao orgulho, ao egoísmo e à rebeldia, mas que seja liberta deles. Pela autoridade que tu me concedes em nome de Jesus, eu "resisto as artimanhas do diabo", a idolatria, a rebeldia, a obstinação e ao desrespeito. Eles não terão influência na vida da minha filha, nem minha filha trilhará o caminho da destruição e da morte por causa deles.
A tua palavra instruiu: "Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor" (Colossenses 3:20). Peço que tu inclines o coração da minha filha para seus pais e a capacites a honrar pai e mãe para que tenha uma vida longa e feliz. Inclina o coração dela para ti, para que tudo o que faça seja agradável aos teus olhos. Que ela aprenda a identificar e confrontar o orgulho e a rebeldia em si mesma e esteja disposta a confessar e se arrepender. Que ela não se sinta bem com o pecado. Ajuda-a a conhecer a beleza e a simplicidade de andar com o espírito manso e humilde em obediência e submissão a ti. 
Em nome de Jesus, amém!

Armas de Guerra

"Filho meu, ouve o ensino de teu pai, e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para tua cabeça e colares para teu pescoço" (Provérbios 1: 8-9)

"Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Efésios 6:1-3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua adorável visita..não esqueça de deixar um comentário com suas palavras e sentimentos neste espaço reservado para Carinho e Emoção. Que o amor de Deus habite em seu coração e abençõe a sua vida no Poder e no Nome de #JesusCristo!!!